terça-feira, abril 04, 2006

A Saga do Aquário!

Finalmente consegui encher meu aquário novo!
Pra quem não sabia, vou contar, resumidamente, "A Saga do Aquário"!
Pode ser um texto grande, apesar de já bem resumido, mas interessante, leiam!

Por volta de 20 de janeiro comprei um aquário grande (125 x 45 x 60 cm). O cara da loja me disse que levaria uns 10 dias, mas pra prevenir qualquer problema ele iria escrever no recibo que o prazo máximo para me entregar era de 45 dias. Achei que isso não fosse influenciar em nada (doce ilusão), já que ele disse que sempre entrega com uns 10 dias.
Depois de muito brigar, consegui receber o aquário 55 dias depois de comprá-lo. Não porque o cara quisesse me enrolar, mas porque o marceneiro que fez a bandeija e a tampa do aquário enrolou o coitato do dono da loja. Eu o conheço (o dono da loja) e sei que ele não teve culpa, mas eu tinha que "brigar" com ele, que é quem me vendeu a parada!
Bom, recebi há umas 3 semanas e deixei ele lá em casa, no lugarzinho dele, mas vazio.
Então, como já tinha o aquário, os acessórios e todos os filtros que eu precisava, fui procurar o cascalho (aquela areia grossa que se coloca no fundo do aquário). Acabei achando exatamente o que eu queria em uma loja de SP. Comprei e eles me mandaram pelo correio. Dessa loja eu só tenho elogios a fazer, pois com 3 dias úteis recebi em casa os pacotes de cascalho, totalizando 27 Kg de areia do mar do Caribe, misturada com conchas e corais petrificados moídos (recomendado para o tipo de peixes que pretendo criar - Ciclídeos Africanos).
Depois ainda teve outro importante capítulo da história: montar os filtros e colocar o cascalho e a água.
Combinei com um amigão (Osvaldo Pedra) que já é aquarista pra me ajudar e ele ficou me enrolando por uma semana!. Finalmente no último domingo (02/04/2006) ele apareceu lá em casa, por volta das 17:00, para prepararmos tudo.
Lemos na embalagem do cascalho que ele já vinha limpo e não precisaria lavar. Como o "fabricante" é muito bem conceituado no mercado, resolvemos acreditar! Colocamos o cascalho dentro do aquário (já com os filtros montados e testados) e despejamos água dentro com uma mangueira.
Pra nossa surpresa, a água foi subindo com uma coloração parecida com bosta líquida (marrom mesmo) e completamente turva! Percebemos então que não deveríamos ter acreditado no rótulo, mas já era tarde demais!
Mãos à obra... Colocar uns 80 a 100 litros de água, esfregar o cascalho, esvasiar com um cifão e um balde, colocar água de novo e repetir essa operação por umas 20 vezes, ou seja, umas 3 horas e uns 1.500 litros de água depois "o cascalho e a água ficaram limpinhos, certo"? Errado! Ficaram menos sujos, mas ainda com a água turva, só que agora meio bege, e não marrom-bosta.
Terminamos de encher o aquário (uns 330 litros), montamos os filtros direitinho e ligamos...
No dia seguinte fui a uma loja de aquarismo e comprei um clarificante de água, que condensa a sujeira para ser melhor coletada pelos filtros (tenho 3 filtros).
Na manhã de hoje... Mágica!!! Ou melhor, sucesso da indústria química!!! A água amanheceu totalmente cristalina e pronta pra receber os outros acessórios de decoração e, posteriormente, os peixinhos... Mas isso será outro capítulo da saga, que ainda não está escrito! Meu consolo é a certeza que tenho que depois de montado e estabilizado, com os equipamentos que comprei, não terei quase nenhum trabalho para manter o aquário limpo e bonito.
Beijos a todos e até a próxima!!!!!

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Parabéns pelo belo aquário, o de mar dá um trabalhão...rsrs. :-) Bjs

7:12 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ah! Vai dar trabalho sim...rsrs. Eu já fui aquarista de mar e de água doce. Não é mole não, mas é gostoso, principalmente após conhecermos os peixes um a um.:-)Beijos e boa sorte!

7:16 PM  
Anonymous Anônimo said...

oi Victor.
tava no google procurando sobre aquario e achei seu blog. morri de rir, pq quando eu trabalhava na fabrica dotnet vc ja tava comprando o aquario e ele nem tem peixe ainda, kkkkk.
q droga, frustrante.
Não sei se vc sabe, mas eu n moro sozinha, moro com a fabricia, e ela ta fazendo biologia e ta apaixonada por mar. como em brasilia n tem mar(rs), o mais proximo que ela pode pegar algum conhecimento eh numa loja de aquarios que venda peixer marinhos, corais e coisas assim. dai ela ta começando la no bicalho aquarios do brasilia hj. ja leu uns 5 livros sobre o tema e ta fazendo um curso com o andre bicalho.
bem, tomara que seu aquario de certo. bonito ele eh, vamos ver com os peixes e tudo mais.
ah, vc ja deve ter uma loja onde compra suas coisas, mas se quiser dar um pulinho la e falar com ela, diz q eh meu amigo q vai ter tratamento mais vip ainda, beijao e boa sorte

1:41 PM  
Anonymous Anônimo said...

ah, depois posta a foto dele com peixe e me manda um mail avisando pra eu olhar.
quelborda@yahoo.com.br
beijao de novo

1:42 PM  
Anonymous Anônimo said...

como sou burra, acabei de ver a data, tem 347523746578 meses q vc postou isso, e eu achando q era novo.
bem beijos

1:44 PM  

Postar um comentário

<< Home